Siga-nos

História

Piquete


Um município brasileiro do estado de São Paulo, na microrregião de Guaratinguetá.
Localiza-se a uma latitude22º36'49" sul e a uma  longitude 45º10'34" oeste, estando a uma altitude de 645 metros. Sua população estimada em 2014 era de 14.199 habitantes.

Piquete é conhecida como “Cidade - Paisagem”, graças à sua posição privilegiada no sopé da Serra da Mantiqueira. Está localizada junto à rodovia Lorena-SP - Itajubá-MG , que nasceu com a instalação do Registro de Itajubá, em novembro de 1764, provocando o surgimento, em suas proximidades, de pousos para tropeiros e viajantes. Aos poucos, moradias e roças despontaram, espalhadas ao longo do caminho, o que suscitou o crescimento espontâneo e a fixação de moradores, originando o bairro do Piquete.

Em 1891 era elevada à vila, e em 1915 à cidade.  Cresceu pouco, até o século XX, com a chegada da indústria bélica no município. Em 1906, após a instalação da fábrica de explosivos, foi inaugurada na cidade a estação ferroviária de Rodrigues  Alves (homenageando o então Presidente da República na época) pela Estrada de Ferro Lorena-Benfica, que mais tarde passou a ser conhecida como Ramal de Piquete da Estrada de Ferro Central do Brasil. Em 1978, o tráfego de passageiros no ramal foi suspenso pela RFFSA.